XXIII Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas do Brasil


27, 28 e 29 de setembro de 2017 Foz do Iguaçu (PR)

 

Falar de Foz do Iguaçu imediatamente traz à mente as cataratas, consideradas uma das maiores do planeta. E, de fato, não é possível ir à cidade sem conhecer estas que são consideradas uma das maravilhas do mundo. Iguazu, afinal, significa Água Grande.

Mas as cataratas são apenas parte das maravilhas de Foz do Iguaçu. Além das quedas d’água, o próprio parque que as envolve é uma atração ímpar, por ter se tornado um modelo de desenvolvimento sustentável. Hoje, as matas atraem pesquisadores e turistas para observar a natureza – que permitiu até mesmo o reaparecimento das onças pintadas.

Ainda no mundo das águas, está a hidrelétrica de Itaipu, que por muitos anos, foi a maior usina do mundo, e ainda hoje está entre as três principais do planeta. Conhecer por dentro esse gigante da geração de energia limpa está na programação do Encontro Nacional do PEA.

No tempo livre, ainda há outras opções para os congressistas. Para quem quer fazer compras, vale atravessar a fronteira, seja do lado argentino (Puerto Iguazu) como do lado paraguaio (Ciudad del Este), sempre tomando muito cuidado com a segurança, como em qualquer região de fronteiras.

Por fim, vale a pena se informar sobre outros pontos turísticos, como o Marco das Três Fronteiras, monumento que fica exatamente no ponto em que o Brasil, Paraguai e Argentina se encontram, ou o Parque das Aves, considerado um moderno observatório de pássaros, que tem atraído milhares de turistas. Entre os maiores da América Latina, o Parque das Aves proporciona ao visitante a experiência de caminhar na mata entre os viveiros – alguns dos quais é possível entrar.

São muitas as opções – quase todas exemplos inspiradores para o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Ora, é por isso que iremos para lá!