Como se Brinca |
Como se brinca - How to play: |
Esta brincadeira é encontrada em todo Brasil, Havana-Cuba,
Maracáibo-Venezuela, Buenos Aires-Argentina e
Bogotá-Colômbia.
Para brincar, todos os participantes devem estar espalhados
e deitados no chão. Antes de começar a cantar a música
pode-se dar uma pequena introdução como: "Era meia-noite, em
um castelo bem sombrio, um homem com uma faca na mão...
manteiga no pão" (ou então inventa-se algo para dar um clima
de medo e brincadeira). Cada participante, então, "se
transforma em uma caveira" e, a cada estrofe, de forma
livre, todos devem fazer movimentos de acordo com o que se
pede na letra.
As cantigas coreografadas anima bastante as crianças. Nesta,
conforme imitam as caveiras e fazem rimas, elas vão fixando
conceitos como a noção de horas e desenvolvimento do
vocabulário conforme cria-se rimas. A cada estrofe, as horas
mudam e as caveiras fazem algo diferente, exigindo que a
criança reproduza as ações das caveiras com mímicas:
As crianças fazem uma roda e todas vão cantando e fazendo,
juntas, os gestos correspondentes ao que diz a música
conforme exemplo abaixo.
Dica: Estimule as crianças a inventar novas rimas e
coreografias para a música.
Na primeira estrofe, todos juntam as mãos como se fossem
rezar e se levantam dançando.
Na segunda estrofe, as crianças têm que fingir que estão
andando pela rua.
Na terceira estrofe, jogam xadrez.
Na quarta estrofe, todos fingem pintar quadros.
Na quinta estrofe, as crianças fazem gestos de apertas os
cintos.
Na sexta estrofe, tem que puxar os olhos para ficar como
chineses.
Na sétima estrofe, fingem mascar chiclete.
Na oitava estrofe, fingem que estão comendo biscoito.
Na nona estrofe, todos imitam um cantor ou um guitarrista de
rock.
Na décima estrofe, imitam alguém fritando pasteis.
Na décima primeira estrofe, todos fingem ser estátuas e
fazem diversas poses.
E na última estrofe, todos juntam as mãos e se abaixam até o
chão.
Outras rimas:
Uma - saem pra das tumbas
Duas – andam em duplas, pintam as unhas
Três – falam francês, inglês
Quatro - tiram o sapato, tiram retrato
Cinco – fazem bico, vão ao circo, tocam sino
Seis – abaixam de uma vez
Sete - mascam pintam o sete, jogam basquete
Oito – dão um sorriso maroto
Nove – vestem short, quebram o pote, se sacodem
Dez - lavam os pés
Onze – todas as caveiras se esconde
Doze – comem um doce
Uma - voltam pra as tumbas
As Caveiras
Tom: C
C G7 Cm
Quando relógio bate a uma, todas as caveiras saem da tumba;
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as duas, todas as caveiras saem nas
ruas;
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as três, todas as caveiras jogam
xadrez
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as quatro, todas as caveiras pintam
quadros
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as cinco, todas as caveiras apertam os
cintos;
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando relógio bate as seis, todas as caveiras falam chinês
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as sete, todas as caveiras mascam
chiclete
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as oito, todas as caveiras comem
biscoito;
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as nove, todas as caveiras cantam rock
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as dez, todas as caveiras fritam
pastéis;
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as onze, todas as caveiras andam de
bonde
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate as doze, todas as caveiras fazem pose
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata
G7 Cm
Quando o relógio bate a uma, todas as caveiras voltam pra
tumba.
G7
Tumbalacatumba tumbalacata
Cm
Tumbalacatumba tumbalacata |
|
Nome: |
Maria Regina dos Santos Silva |
Mensagem: |
Professora Adriana, parabéns pelo projeto.
Que delícia brincar! As crianças amam e se divertem muito.
Tudo isso ajuda a melhorar a coordenação motora, a
lateralidade, o ritmo, a socialização e muito mais, nos
alunos.
Continue esse projeto e que Deus a abençoe.
Assista também do meu colégio aqui de São Paulo, o Colégio
Presbiteriano Mackenzie Tamboré, com a Professora Ester,
acredito que vão gostar.
Beijos carinhosos. |
|
|
Nome: |
Patricia Stetner |
Mensagem: |
Adorei, também estamos preparando nossos alunos para a nossa
brincadeira. |
|
|
Nome: |
Cassiano Santos de Freitas |
Mensagem: |
Pra mim é uma satisfação sem limites compartilhar um pouco deste
conhecimento com nossas crianças. Conhecimento da identidade
cultural de nosso país, assim construindo o conhecimento e
formando pessoas para um futuro melhor |
|
|
Nome: |
Maria Regina dos Santos Silva |
Mensagem: |
Professora Viviane, prabéns pelo projeto tão divertido. As
crianças amam esse tipo de brincadeira de roda.
Assista também do meu coléggio, da minha amiga Professora Ester,
do Colégio Mackenzie Tamboré de São Paulo. Acho que você
gostar¡a.
Beijo em todos vocês! |
|
|
Nome: |
Maria Regina dos Santos Silva |
Mensagem: |
Parabéns Colégio Enriqueta, alunos e professores, pelo projeto
lindo.
Amei!
Assistam também ao Colégio Mackenzie Tamboré, São Paulo-Brasil.
Vocês vão gostar.
Que Deus continue a prosperar esse colégio. |
|
|
Nome: |
Maria Regina dos Santos Silva |
Mensagem: |
Parabéns Colégio Enriqueta, alunos e professores, pelo projeto
lindo.
Amei!
Assistam também ao Colégio Mackenzie Tamboré, São Paulo-Brasil.
Vocês vão gostar.
Que Deus continue a prosperar esse colégio. |
|
|
Nome: |
Maria Regina dos Santos Silva |
Mensagem: |
Professora Adriana, parabéns pelo projeto.
Que delícia brincar! As crianças amam e se divertem muito.
Tudo isso ajuda a melhorar a coordenação motora, a lateralidade,
o ritmo, a socialização e muito mais, nos alunos.
Continue esse projeto e que Deus a abençõe.
Assista também do meu colégio aqui de São Paulo, o Colégio
Presbiteriano Mackenzie Tamboré, com a Professora Ester,
acredito que vão gostar.
Beijos carinhosos. |
|
|
Nome: |
Noeme Refundini |
Mensagem: |
Olá¡!! Esther que lindo esse trabalho, maravilhoso ver essas
crianças cantando com tanta expressividade. Parabéns!! |
|
|
Nome: |
Marina Dutra |
Mensagem: |
Parabéns Valerie pelo trabalho! Muito bom!!! |
|
|
Nome: |
Felipe Rosário |
Mensagem: |
Parabéns |
|
|
Nome: |
Roberta T. Martins |
Mensagem: |
Parabéns pelo lindo e cativante trabalho! |
|
|
Nome: |
Maria Regina dos Santos Silva |
Mensagem: |
Querida amiga e colega de trabalho Ester,
Sou sua fã, amo o seu trabalho. Tenho orgulho de você e dos meus
alunos que participam do coral.
Beijo grande e que Deus continue te abençoando |
|
|
|
|
Nome: |
mauraleao@yazigi.com |
Mensagem: |
Muito orgulho do seu trabalho, Valerie!!!! Parabéns |
|