FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS


Minha escola não faz parte do PEA-UNESCO. Posso participar do projeto?!

Sim, desde que os critérios de faixa etária e proposta do projeto sejam respeitados. Considere também a possibilidade de sua escola integrar a rede do PEA-UNESCO de seu país, apoiando suas iniciativas, beneficiando-se das suas realizações e respeitando os suas diretrizes universais. Mais informações no site http://www.peaunesco.com.br/

 

Não sei exatamente qual brincadeira ou música apresentar. Geralmente nas aulas fazemos uma dança em roda e cantamos. Pode ser demonstrada uma dança popular?

Sim. O projeto não se restringe somente ao quesito musical, mas a todas as formas de expressões populares que de alguma forma, envolvam música.

 

Não tenho condições de gravar um vídeo de boa qualidade. O que posso fazer?

O objetivo principal do projeto é compartilhar os conteúdos musicais entre todos os

participantes. Você poderá preparar um vídeo utilizando poucos recursos, como smartphones ou gravadores MP3. Porém, preste mais atenção à qualidade do áudio, para que seu conteúdo possa ser nítido (audível).

Caso você não tenha condições de produzir um vídeo com os alunos por falta de recursos, considere a possibilidade de gravar somente um áudio dos alunos cantando a música escolhida.

Com simples uso de equipamentos multimídia (computador com sistema de som ou celular, por exemplo) é possível fazer uma gravação e enviá-la para o site.

Caso ainda tenha alguma dificuldade nesse quesito, entre em contato com a coordenação do projeto: beto@colmagno.com.br

 

Os vídeos e os materiais que a escola enviar ficarão expostos no site?

Sim. Todo material enviado será divulgado no site do PEA-Unesco. Certifique-se de que a sua escola tenha autorização para publicá-los na internet. A coordenação do projeto não se responsabiliza pelo teor do conteúdo das imagens e materiais enviados por cada escola, entretanto, as normas de conduta e princípios éticos deverão ser respeitadas.

 

Todos materiais serão divulgados?!

A princípio sim. A coordenação poderá vetar a publicação de algum material, caso considere que seu conteúdo não corresponda aos objetivos do projeto e as normas e princípios éticos da educação não sejam respeitados.

 

Qual é o prazo para envio dos materiais?!

O projeto se encontra em fase experimental e deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2015. Os contatos com escolas do Brasil e de todo mundo já foram iniciados. Porém, considere que o quanto antes iniciarmos nosso intercâmbio e postagens de materiais, mais rápido nossos alunos e professores poderão se beneficiar do seu conteúdo.

 

Quero me corresponder com colegas de outras escolas? O que faço?

Toda escola que participar do projeto será identificada por um responsável. O nome do

responsável e os seus contatos (e-mail, telefone etc) serão divulgados no próprio site. Além disso, a coordenação do projeto busca formas de dinamizar a comunicação entre os participantes, por meio de lista de e-mails ou outras modalidades facilitadas.

 

Meus alunos podem ver as publicações das outras escolas?

Claro! O projeto é um incentivo para os alunos conhecerem, apresentarem e pesquisarem músicas e características de outras culturas.

 

Em qual idioma devo escrever meu projeto?!

Na fase experimental do projeto, vamos trabalhar com três idiomas: Português, Inglês e Espanhol. De acordo com a necessidade e tempo transcorrido do projeto, estudaremos as formas efetivas para o intercâmbio. Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com a coordenação pelo e-mail beto@colmagno.com.br